Hey meus bailarinos de sapatilhas de ponta detonadas e barrigas á vista.
Hoje, vamos falar um pouquinho sobre a Pílula do Dia Seguinte?
Desenhos e Texto por Bailarina
A pílula do dia seguinte, também conhecida como contracepção de emergência, é um método contraceptivo que pode ser eficaz até 72 horas após uma relação sexual sem precauções contra a gravidez e pode diminuir drasticamente as chances de ela acontecer.
A eficácia da pílula depende de quão cedo ela é tomada após a relação sexual desprotegida e a quantidade de hormônios presente no medicamento pode apresentar riscos à saúde.
Portanto, ela não deve ser usada como primeira opção anticoncepcional, apenas como emergência.
Ela pode ser usada nos seguintes casos:
- Sexo sem preservativo;
- O preservativo se rompe ou escorrega;
- Quando se esquece a pílula anticoncepcional regular, especialmente se o esquecimento aconteceu mais de uma vez na mesma cartela;
- Expulsão do DIU;
- Deslocamento ou retirada do diafragma;
- Violência sexual.
A pílula do dia seguinte age de três maneiras:
- Impede que o óvulo seja liberado ou atrasa a liberação do óvulo;
- Dificulta a penetração uterina dos espermatozoides;
- Reduz os movimentos das tubas uterinas (que transportam o óvulo), dificultando a passagem das células sexuais.
A pílula do dia seguinte altera a quantidade hormonal no corpo da mulher, o que afeta o ciclo menstrual, podendo causar diversos efeitos.
É possível que a pílula atrase a menstruação. Se isso acontecer, recomenda-se esperar 15 dias antes de fazer um teste de gravidez. Por outro lado, também é possível que a pílula cause sangramentos vaginais de escape.
“O ideal é utilizá-la uma vez por ano. Ela é menos segura que a pílula normal e ingeri-la direto aumenta o risco de gravidez e de confusão no ciclo menstrual. A mulher passa a não reconhecer o funcionamento do próprio corpo”
O risco de insucesso da pílula do dia seguinte gira em torno de 5%, quando usada corretamente. Explicando melhor: se 100 mulheres tomarem a pílula nas primeiras 24 horas após a relação sexual desprotegida, cinco dessas mulheres ainda vão engravida.
Mesmo que ingerida uma vez ou numa frequência muito baixa, ainda é possível que a pílula do dia seguinte cause efeitos colaterais como:
- Dores de cabeça
- Dor no corpo
- Náuseas
- Diarreia
- Tontura
- Vômito.